A cada dia que passa, a vida de Ana Paula Rodrigues Gama, de 46 anos, ganha novas cores e novos sorrisos — literalmente. Ela, que antes alternava a vida com as duas filhas entre as calçadas do Centro do Rio e o barraco precário no Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, hoje comemora a realização de um de seus maiores sonhos: voltar a sorrir para o mundo e, especialmente, para si mesma, com os dentes brancos como porcelana.
A repercussão da história da família captou olhares solidários de milhares de pessoas que vivem no Brasil e no exterior. Entre eles, os de um grupo de dentistas dispostos não apenas a cuidar da saúde bucal de Ana Paula, como também a devolver sua autoestima que há tempos estava negativada. A primeira consulta foi realizada na semana passada e, já nesta quinta-feira, ela pôde se olhar no espelho como “uma nova mulher'', em palavras que ela mesma ousou dizer.
- Eu nunca imaginei que alguém poderia me ajudar dessa forma. Eu sou uma nova mulher agora. Até minha filha disse para mim quando saí do consultório: 'Mamãe, nem parece você, mas eu te amo' — contou, emocionada.
Por sentir fortes dores, há cinco anos ela precisou arrancar alguns dos dentes e passou a usar uma dentadura. No entanto, em 2018, Ana perdeu a prótese e, desde então, tem buscado recuperar o amor próprio e as grandes coisas que um sorriso pode proporcionar, como conseguir um trabalho e tirar fotos dando gargalhadas com os filhos.
— Dentista é muito caro, e estando desempregada eu não tenho como pagar. Essa ajuda caiu do céu, sou muito grata e estou muito feliz porque, finalmente, vou arrumar um emprego para sustentar minhas filhas e tirar fotos sorrindo com elas sem sentir vergonha — disse.
Os responsáveis pela recente alegria de Ana Paula são os dentistas Victor Hugo Daniel de Paula, Cecilia Maria da Costa e Alexandre Severo, do consultório AYO Odontologia. Após conhecer a história da famíli
a através de reportagem do GLOBO e EXTRA, eles decidiram usar a profissão para fazer a diferença na trajetória de Ana e das crianças, que viviam entre os invisíveis da sociedade.
— Demos início a um processo de mudanças. Tem sido emocionante e, ao mesmo tempo, a experiência mais tocante da minha vida profissional. É incrível saber que nosso trabalho é capaz de restaurar vidas — contou Victor Hugo.
A clínica tem a particularidade de ser composta apenas por dentistas negros e tal característica, segundo o implantologista Alexandre, foi um dos fatores que alimentou o desejo de ajudar a família: a luta por direitos básicos à saúde, moradia e trabalho.
Além da prótese dentária, durante a consulta Ana Paula foi surpreendida por outro gesto de carinho da equipe e da maquiadora Mônica Reis, que, inclusive, já a conhecia de um trabalho social que desenvolve com amigos, entregando alimentos quinzenalmente a pessoas em situação de rua, no Centro do Rio. Com pincéis, sombra e um marcante batom vermelho, Mônica realçou a beleza de Ana Paula, e os quatro juntos a entregaram um buquê de flores em homenagem ao mês da mulher.
— Eu ainda estou em êxtase com a experiência, porque para mim a maquiagem vai muito além de técnica e produto. Eu levanto mulheres através do meu trabalho. Depois que acabei a produção, foi instantâneo, ela se empoderou, jogou o cabelo de uma forma diferente e se achou linda — relatou a maquiadora.
Assim que chegou em casa, na noite desta quinta-feira, Ana Paula preparou um belo jantar e fez o que há muito não conseguia pela falta dos dentes: comer um pedaço de carne. Com vários desejos realizados, ela aguarda, agora, o telefonema de uma empresa hospitalar, que a ofereceu uma vaga de emprego como auxiliar de limpeza, depois que já estivesse com a prótese. Neste domingo, Ana já tem horário marcado em um salão de beleza para pintar o cabelo e fazer a sobrancelha. Segundo ela, o seu novo lema é “cuidar mais de mim”.
— Eu amei tudo e quero agradecer não só a todos que estão me ajudando com doações, mas especialmente às pessoas que viviam lá comigo na rua, alimentando as minhas filhas e não deixando elas passarem fome — agradece: — Agora eu quero continuar cuidando delas, mas vou cuidar mais de mim também, é meu novo lema, estava me maltratando muito. Comprei umas bijouterias para combinar com o sorriso novo e amanhã vou fazer luzes no cabelo.
Comments